Cão e terapeuta, o melhor amigo das pessoas com deficiência.

A Maia poderia ser um cão como outro qualquer. Mas não é. Labradora dócil e inteligente, tem olhar meigo. Parece que fala! Mansa, entende a linguagem das pessoas com deficiência, autistas e idosos.Ela é uma cão-terapeuta.


No total são 69 cachorros, a maioria das raças Labrador e Golden Retrieverque trabalham voluntariamente para a ONG ATEAC. Há 10 anos atendem pacientes em 9 hospitais e instituições de Campinas e Nova Odessa. São crianças, jovens e idosos que recebem o carinho e a companhia dos cachorros. Amor genuíno e gratuito, incondicional.


noisss 3


Recebemos a visita da Andréa Carciofi, coordenadora geral da Ateac e sua inseparável Maia em nossa casa. Que alegria e privilégio para nós! Maia chegou e se aninhou próximo ao Dan. Deitou, fazendo companhia e  se sentindo à vontade. Colocamos a coleira dela no braço do Dan e ele fez movimento para segurá-la. Sorriu, e permaneceu com a cachorra sob o seu domínio.


Pelo liso, brilhante e bem escovado fazem dela uma cachorra diferenciada. Por fora e por dentro. Incansável, gosta de estar próximo de quem precisa. Sensível, percebe a necessidade do outro. É cachorro com comportamento de gente grande! Maia nos ensina.


foto (3)


O contato com os cães terapeutas traz benefícios na área emocional, comportamental e corporal. Dois hospitais em Campinas- o da Unicamp e Mário Gatti permitem que a terapia possa ser realizada até dentro das UTIS. Os cães tomam um banho especial para este atendimento. Realizam exames a cada três meses.


Para realizarem os 1.000 atendimentos mensais, contam com a ajuda de psicólogos e terapeutas ocupacionais que acompanham os cães e seus pacientes. A venda de camisetas garante boa parte do sustento deste trabalho. Elas são adquiridas pelo e-mail ateac@ateac.org.br e custam 30 reais. Os modelos disponíveis você confere no site www.atea.org.br.


Andréa e Maia, a gente torce para que mais pacientes possam receber o carinho e atenção que dispensam. Em poucos minutos tivemos idéia do quão gostoso é ficar perto de vocês. Cães e seus donos especiais, eles existem sim!


foto com a ANDREA e a MAIA

Conpartilhe

Postagens Relacionadas

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »

1 comentários:

Write comentários
Andrea e Maia
18 de novembro de 2014 03:31 delete

Gostoso pra gente é estar perto de vocês também!

Reply
avatar