O apito.

Hoje vou apresentar para vocês o Claudinho. Este garoto esperto e inquieto tem 4 anos , é filho da Elaine, técnica de enfermagem que cuida do Dan. Claudinho ficou em casa por algumas horas e observava a mãe cuidar do amigo com deficiência. Aproximou-se naturalmente. Dan gostou, claro!

IMG_3387

Chego perto e ele comenta “ esse barulho é um pouco chatinho.” Que barulho ? “, pergunto. "O do apitinho ", ele responde. Ah! Crianças definem com facilidade espantosa Ele estava se referindo à traqueo do Dan e comparando-a com um apito. O formato é similar, o barulho também! Não gostamos de sons estridentes, mas eles são necessários. Apito e traqueo, trazem ordem e segurança.

A traqueotomia é um orifício  criado cirurgicamente na altura da garganta e que permite a passagem de ar. Ajuda o garotão a respirar! Tanto saliva como a secreção do pulmão saem por este buraquinho. Dan consegue tossir voluntariamente e expele sozinho a secreção- daí o barulho do apito! Nos momentos em que tosse forte é um apitaço! Quando o acumulo de secreção  é grande usamos um aparelho chamado aspirador ( mesmo sistema do aspirador de pó )  que tira a secreção  de dentro da traqueo. Usamos sondas e luvas espefícicas para o procedimento. O aspirador anda sempre com a gente. Nosso parceiro!

Dan fez a cirurgia em setembro de 2009, depois de repetidas pneumonias e internações. Ele tem dificuldade para deglutir o que facilita o acúmulo de saliva nas vias aéreas . Pneumonias ocorriam sempre!  Quando chegava o inverno  ficávamos apavorados! Esfriava e vinham os antibióticos. Agonia!

Tivemos uma única opção: acostumar-nos com a traqueo. O som do apito faz parte dos sons da nossa rotina. Claudinho , você, como toda criança, aceita o que é diferente, Os pequenos simplificam. Não estranham. Não se afastam. São carregados de inocência. Em poucos minutos você nos fez gostar de um apito.

Volte mais vezes, e traga sempre sua criatividade!

IMG_3381

 

 

 

Conpartilhe

Postagens Relacionadas

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »