Fit your mind: Exercício para produzir felicidade.

Fit your mind: Exercício para produzir felicidade
por Fabiana Rossi Menegaldo.

exercise happiness

Este exercício é nomeado 'Três Bênçãos' e foi parte de experimentos científicos feitos no Positive Psychology Center da Universidade da Pensilvânia, pela equipe do Dr. Martin Seligman que é considerado pai da Psicologia Positiva. O experimento tinha por objetivo 'produzir' felicidade e bem-estar em pessoas depressivas e os resultados foram impressionantes.

O próprio Seligman contextualiza o valor desse exercício:

"Pensamos muito sobre o que dá errado e nunca o suficiente sobre o que dá certo em nossas vidas. É claro, às vezes faz sentido analisar maus eventos para que possamos aprender com eles e evitá-los no futuro. No entanto, as pessoas tendem a passar mais tempo pensando sobre o que é ruim na vida do que é útil. O pior é que esse foco em eventos negativos aumentam a ansiedade e a depressão. Uma forma de evitar que isso aconteça, é pensar e saborear aquilo que deu certo."

O Exercício

Escreva uma carta para você mesmo contando sobre sua satisfação com a vida, sua sensação de bem-estar e nível de felicidade atual. Coloque a carta em um envelope e guarde-o.

E a partir de hoje, todas as noites , tire 2 minutos antes de dormir e anote 3 coisas que deram certo no seu dia e porque deram certo. Anote em um caderno ou em seu computador, o importante é que você mantenha um registro físico destas anotações.

Não precisa ser nada muito elaborado, por exemplo: "Meu marido trouxe meu sorvete preferido hoje quando voltava pra casa do trabalho", como também pode ser algo realmente importante como "Nasceu meu sobrinho. Um menino lindo e saudável". Não se esqueça de responder  a pergunta 'por que isso aconteceu?'  Por exemplo, se você escreveu que o seu marido buscou o sorvete, escreva “porque ele as vezes  é realmente atencioso” ou “porque eu lembrei de ligá-lo do trabalho e lembrá-lo para passar no mercado”. Ou se você escreveu, “Nasceu meu sobrinho”, você pode escrever como causa… “Minha irmã fez tudo certo durante a gravidez”.

Simples assim. Pode ser estranho escrever os porquês no início, mas com o decorrer das semanas, o exercício se tornará um hábito.

Faça isso por 6 meses consecutivos.

Passados estes 6 meses, escreva uma nova carta com o mesmo objetivo da primeira. Conte para você mesmo sobre como vê a satisfação que tem pela vida e seu nível de felicidade naquele momento. Compare a primeira carta que escreveu com a segunda e me conte sobre sua experiência!

imagem felic

 

Fonte: Flourish: Seligman, Martin. A Visionary New Understanding of Happiness and Well-Being, 2012

 

Conpartilhe

Postagens Relacionadas

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »