Passeio ao Jardim Botânico Plantarum ( Nova Odessa).

Vou contar para vocês como foi nossa visita ao Jardim Botânico Plantarum,  situado em Nova Odessa, a 35 km de Campinas.  Vi fotos nas rede sociais de duas amigas que tinham ido até lá e a beleza do local chamou minha atenção. Aproveitamos o final de semana e lá fomos nós, eu e Dandan. ( isadora e Bira estão viajando ) Passeio mãe e filho! Fiquei impressionada com o que encontrei : ruas planas e largas, jardim floridos , bem organizados e limpos, plantas das mais variadas espécies, bancos para descanso espalhados pelo caminho. Quiosques e uma quantidade enorme de palmeiras e árvores frondosas.

inicio

O Instituto Plantarum foi idealizado em 1990 pelo engenheiro e botânico brasileiro Harri Lorenzi. Com o objetivo de conservar a flora brasileira, Harri percorreu por mais de 30 anos o ecossistemas da América do Sul em expedições científicas. Em 1998 o Instituto adquiriu uma área de 10 hectares, antes ocupada por uma fábrica. Em 2007 foi criado o Jardim Botânico Plantarum, com mais de 3.500 espécies. Em 2011 foi aberto ao público.

foto historia

Logo na entrada um lago enorme chama a atenção.Limpo, bem conservado. A calma que a natureza traz faz com que me sinta à vontade e sento no chão, ao lado da cadeira de Dan. Ficaria horas aqui.....

foto 2 plantarum

A grama bem aparada e baixinha parece um tapete e passo por entre as plantas ou pelas diversas trilhas que levam aos jardins minuciosamente esculpidos. Paro para admirar a perfeição da flor vermelha. Que vontade de levar prá casa!

 

foto entrada

Dan observa , acompanha com o olhar. Andamos pelo parque comtemplando  o colorido dos diversos fomratos, tons e combinações de cores. Essas mescladas parecem pintadas a mão.

foto 4 plantarum

Chegamos na área das plantas aquáticas, com igarapés , escultura de índio ( o parque tem várias ) mini cachoeira e flores de lótus. Elas simbolizam perfeição, pureza , energia, fertilidade, renascimento. Lindo de ver.........
lotusssssssssssss

O parque é dividido por espécies da mesma família: palmeiras, plantas aquáticas, cactos, jardim sensorial, trepadeiras...e muito mais. Na área das ervas medicinais e mini horta encontrei esses tomates arbóreos originários da Costa Rica. Eles são mais alongados que os tradicionais, lembram os italianos.

foto tomates

O colorido atrai e não perco a oportunidade de tirar a foto no meio deste arco-íris. Atrás desse jardim funciona um Centro de Eventos , com 600 metros quadrados e capacidade para atender até 350 pessoas.

foto 5 plantarum

Dandan se entrega ao nosso passeio. Quando está tranquilo é sinal de que está aproveitando, uma experiência sensorial enriquecedora.

foto deitada

Bate o calor nele e cansaço na mamãe aqui. Deito, braços abertos, gratidão pelo passeio. Recomendo! Aos amantes na natureza, façam a visitação com tempo, levem máquina fotográfica porque as imagens pedem registros e recordações!

Serviço-

Jardim Botânico Plantarum

Onde : AV Brasil, 2000- Distrito Industrial
Nova Odessa- fone (19) 3466 55 87

Quando: de quarta-feira a domingo, das 9 às 17 hrs

Quanto: R$ 20,00 por pessoa

 www.plantarum.org.br

 

 

dandan

Conpartilhe

Postagens Relacionadas

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »

1 comentários:

Write comentários
Lilia Barbosa
2 de novembro de 2015 02:16 delete

Lugar maravilhoso para recarregar as energias, e muito acessível. Fernanda as fotos ficaram lindas, assim como a Suzana o Dandan parece ter curtido muito o lugar.

Reply
avatar